quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Falando em Gabriel Garcia Marques...


Falando em Gabriel Garcia Marques, fui assistir ao filme "O amor nos tempos do Cólera". O roteiro é baseado no livro de mesmo título do filme escrito por Marques. A história é muito boa, porém considero o filme um desperdício. O filme já começa pecando na língua em que foi gravado. Tendo em vista que a história se passa na Colômbia, que o autor do livro seja colombiano, que muitos atores são latinos, e que as belíssimas músicas são da também colombiana Shakira, nada mais correto do que filmar em espanhol. Porém, não foi isso que aconteceu. A língua escolhida foi o inglês. Nada contra a língua, porém, o filme teria muito mais vida se fosse em espanhol.
Outro fator falho foi a escalação dos atores. O filme é um exemplo da Globalização. A história é colombiana, o diretor inglês, a atriz principal italiana, o ator principal é latino, tem coadjuvantes brasileiros como a magnífica Fernanda Montenegro e sua excelente atuação (mesmo que o roteiro não tenha colaborado com sua personagem) e todos falam inglês. Outro fator que me decepcionou foi a maquiagem. A mesma atriz viveu a personagem dos seus 19 anos até os 70 ou 80 anos e as mudanças foram mínimas e insignificante. O filme chega a ser trash! A atriz não consegue convencer. Ela tentou... sua atuação foi boa... mas a sua maquiagem para representá-la mais velha definitivamente não.

Outra falha grotesca foi com relação a edição. Num momento o ator está com bigode, pois é uma marca do seu envelhecimento, de repente aparece uma cena dele sem o bigode, a cena fica perdida no filme pois, em seguida, ele aparece nas cenas novamente com seu bigode.

Além de tudo é um filme cansativo, mas eu fui o mais paciente possível... Até porque o diretor de "O amor nos tempos do Cólera" é o mesmo de Harry Potter e o Cálice de Fogo, que é muito bom!

Refletindo...


"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se." Gabriel Garcia Marques


Essa frase realmente representa um dos meus aprendizados aqui nessa vida, nessa missão... Observando alguns eventos de minha vida, relembro de momentos em que pessoas que com medo de perder sua posição de status, seus cargos, medo de serem inferiorizados, me pisaram, puxaram meu tapete e com a maior cara lavada agiram como se não estivesse prejudicando ninguém, como se o que estavam fazendo não era um injustiça, um ato de covardia e medo. Medo por eu estar me sobressaindo e sem o intuito algum de tomar seus lugares. Estava sim conquistando o meu espaço de uma maneira justa e coerente, mostrando o meu trabalho com competência. Conheci pessoas que me mostraram o lado cruel do ser humano e por pior e mais inaceitável que seja, eu aprendi com essas experiências. Devemos sim ter o pé atrás com as pessoas. Devemos sim ter cuidado em quem confiar. Aprendi que as vezes é melhor não cacarejar, assim ninguém sabe que você "pôs" um ovo... um ovo de ouro...

Infelizmente a realidade é essa. O ser humano possui sentimentos. Medo é um sentimento fortíssimo que nos proporciona segurança, pois assim evitamos o que pode nos fazer mal e o que representa perigou ou risco para a nossa vida. Porém muitas pessoas fazem coisas terríveis por sentirem medo! A busca pelo poder, por exemplo, se resume a uma garantia de que nunca se estará por baixo. Dominando e manipulando as pessoas e as coisas, muitas pessoas escondem seus medos e suas angústias. Existem pessoas que não gostam de saber que as outras estão bem, e que estão felizes. E ao invés de irem buscar pela sua felicidade, almejam aquela felicidade em específo. "Eu quero aquilo que o "fulano" têm. Eu quero aquela felicidade."

Aprendi que as pessoas não são aquilo que possuem, mas o caráter, as atitudes, as emoções e principalmente: a maneira como conquistam as coisas.

Portanto, ninguém tem o direito de humilhar alguém pelo não ter, pelo não estar na moda, por não freqüentar aquele grupo social, por não compartilhar das mesmas idéias, por não ser da mesma cor, da mesma etnia... Ninguém tem o direito de olhar o outro de cima para baixo e "torcer o nariz", ignorar ou humilhar.

As pessoas são diferentes. Experimentamos diversas vivências ao decorrer das encarnações. Portanto, se estamos aqui é por algum propósito e se ainda não ganhamos na Mega-Sena é porque antes de encarnarmos preferimos assim. Sendo assim, respeite seu próximo. Ajude-o no que ele precisar. Compreenda suas limitações, sua maneira de ser. Colabore para que ele seja uma pessoa melhor.


Um abraço.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

30 maneiras de ser gentil...

Estava eu navegando na página do orkut e lendo meus recados, quando de repente uma comunidade, da qual estou adicionado, me chama a atenção. A comunidade é "Odeio cagar fora de casa". Realmente a comunidade tem um nome bem sugestivo, pois não existe nada mais desegradável que ir a uma festa, viagem, passeio e precisar ir ao banheiro. Até aí tudo bem. Porém, eu resolvi entrar na comunidade e ler os tópicos que as pessoas deixam, e mais uma vez me surpreendo! O tópico que econtrei era exatamente esse: "Qual. o terfmo que vc usa pra diser que vai caga??" ... inclusive com os erros ortográficos... Resolvi então descobrir como as pessoas dizem, de uma maneira carinhosa ou menos grosseira, que irão fazer suas necessidades fisiológicas.
:)
Vou elencar o que encontrei:
:)
1. TIPO: Vou passar um fax____________;
2. Vo ali obrar um pouco!!! ;
3. Vou mergulhar o moço do interior;
4. Vou dar um Gão;
5. Soltar um barro;
6. Fazer laminha;
7. Vou dar um cagueition;
8. Vou amarrar o gato ali!;
9. DESLIZAR U MORENO;
10. Deu o alarme!!!;
11. Vou desentupir meu cano;
12. Vou sujar a louça;
13. Vou cortar o rabo do macaco!!!!!!!;
14. Preciso soltar os preso;
15. Vou liberar o moreno ;
16. Passar o relatório;
17. Castigar a cerâmica;
18. Vou fazer um resumo da sua vida;
19. Vô pro trono;
20. Vou aos pés;
21. Fazer algo que só eu posso fazer.. ;
22. Vo coloca uns mlekinhu pa nd;
23. Vou ali despachar um amigo do interior pro rio;
24. EDUCADAMENTE! Nº 2;
25. O gás já saiu agora vem o petróleo...;
26. Pagar o Turco;
27. VO FAZER COCO;
28. Matricula o pelé na natação..;
29. Vô na casinha... (encontrei alguém q tbm vai p casinha... rsrsrs);
30. Vou chamar o Guga (minha mãe é fã dele... rsrsrs);
.
Aí eu paro e penso!!! O povo brasileiro é mesmo muito criativo, não é! Encontra 30 maneiras p não dizer que vai fazer merda, mas substitui a palavra merda por qualquer outro substantivo, adjetivo, sujeito etc. Essa é pakabah!!!!
Obs. Eu ainda volto para concluir esse pensamento!!

sábado, 12 de janeiro de 2008

Leia e reflita...

"Sucesso e realização não estão limitados para aqueles que têm sorte. Eles estão disponíveis àqueles que optaram pela disciplina, foco, pesrsistência, compromisso e positivo entusiasmo".

John Neetman


Portanto galera... por mais dificuldades que enfrentarem, não desistam nunca...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

:( ................ Fim de férias........ :(


Existe coisa mais triste que fim de férias?????

Sim, existe! Fome, guerras, perdas e muitas outras coisas são piores do que o fim das tão esperadas férias... Sendo assim, isso não é motivo para tanto drama.
Mas... mesmo sabendo de todos esses detalhes, hoje eu fiquei triste ao pensar que minhas férias estão acabando. Tá certo que eu ainda tenho mais 10 dias de férias, mas hoje me bateu uma angústia ao pensar no assunto...
Adoro acordar mais tarde, dormir mais tarde... saber que no outro dia eu não tenho compromisso com nada, nem ninguém... Ler, ficar de papo pro ar... dar uma volta, computador, piscina...

É!!!!! Mas isso faz parte... Isso faz as férias serem tão boas... Porque sabemos que ela vai acabar... E ficamos mais felizes ainda porque sabemos que ano que vem tem mais...

Vai começar a chover.... vixxx.... Lá vem tempestade............ vou sair.... Mas deixo uma matéria interessante sobre as férias...

Bom fim de semana,
Thiago.


Matéria de Peri de Castro para a Revista EXAME:

Férias e feriados parecem passar sempre rápido demais, mas os brasileiros aparentemente têm pouco a reclamar nesse sentido, pelo menos quanto ao que determina a lei. Numa pesquisa sobre legislação trabalhista realizada em 33 países da Europa e da América Latina pela consultoria americana Mercer Human Resources, o Brasil aparece como vice-campeão mundialde folgas.
Os trabalhadores brasileiros têm direito assegurado oficialmente a 40 dias de folga, em média, levando-se em conta os 30 dias de férias e os dez “dias festivos” nacionais - os feriados que valem para todos os Estados.
Esse número deixa o Brasil à frente de 39 países, na lista da consultoria, e atrás apenas da Finlândia, com 44 dias de descanso por ano. Empatados com os brasileiros no ranking dos dias não-trabalhados estão a os franceses e os lituanos, ambos com 40. Na América Latina, os brasileiros são os mais “descansados”.
País - Total (dias)
Finlândia 44
Brasil 40
Lituânia 40
França 40
Argentina 39
Malta 38
Áustria 38
Estônia 38
Grécia 37
Chipre 36
Eslovênia 36
Espanha 36
Polônia 36
Suécia 36
Dinamarca 35
Luxemburgo 35
Eslováquia 35
Venezuela 35
Alemanha 34
Portugal 34
Hungria 33
Colômbia 33
Bulgária 32
Itália 31
Letônia 31
República Checa 31
Chile 30
Bélgica 30
Irlanda 29
Países Baixos 28
Romênia 28
Reino Unido 28
México 22
A boa posição no ranking, no entanto, não significa comemoração para todos. Mesmo no universo de trabalhadores com carteira assinada, uma fatia muito significativa jamais consegue usufruir desses 40 dias, de acordo com o diretor de desenvolvimento e negócios da Mercer, Marcelo Ferrari.
“O número é uma base legal, é a teoria, mas na prática, a gente sabe que boa parte dos funcionários das empresas vende um terço ou mais dos dias a que tem direito, por razões econômicas, e que outra parcela grande nunca consegue tirar os 30 dias de férias porque a dinâmica de trabalho não permite que a pessoa fique tanto tempo afastada”, explica.
Para o consultor, também é fundamental levar em conta que não é o número de dias de folga que determina o ritmo da economia de um país, mas sim como os dias trabalhados são aproveitados. Nos países de produtividade elevada - aqueles com alto nível educacional, governo eficiente e empresas com processos de gestão avançados - é possível trabalhar por menos horas ao longo do dia e por menos dias durante o ano sem ficar para trás em termos de competitividade.
“Na Suécia, o número de folgas anuais chega a 36, próximo aos 40 do Brasil, mas a cultura de planejamento a longo prazo e de espírito coletivo deles é muito mais desenvolvida. Não existe, essa idéia de que tudo ‘é para ontem’, como aqui porque o que tinha que ser resolvido já estava sendo trabalhado há tempos. Isso é um exemplo de que, quanto mais eficiente é a maneira detrabalhar, mais espaço também haverá para a vida pessoal sem prejuízos à economia”, diz.
Segundo Ferrari, o México é o exemplo contrário. O país, onde férias e feriados correspondem a apenas 22 dias, foi o que apresentou menor número de descansos anuais da lista da Mercer, mas não por isso pode ser considerado o país mais produtivo.
Ele ressalta, porém, que se a quantidade de folgas no Brasil não é determinante para a produtividade, faz diferença no custo de manter um empregado, tanto pelo fato de a empresa ter que pagar por um número grande de horas não-trabalhadas quanto por uma peculiaridade de legislação brasileira, o adicional de férias. Por lei, o trabalhador com registro em carteira tem direito a um acréscimo de 30% do salário, no mês em que sai de férias, o que para o consultor é uma contradição vista em poucos lugares do mundo.
“Somos um dos únicos países onde o trabalhador ganha mais quando está em descanso do que nos meses em que trabalha. É uma lógica difícil de entender”, afirma.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Presentes da minha profissão...

A minha profissão permite conhecer um grande número de pessoas, das mais variadas crenças, cores, ideologias, comportamento, biótipo e sonhos. Algumas delas acabam se tornando especiais... São professores, professoras, alunos, alunas, funcionários, pais ou até irmãos que acabam se tornando amigos. Muitas permanecem na função de colega de trabalho, aluno ou pai de aluno. Outros passam a ter uma influência maior, uma certa parceria, muito companheirismo... amigos de msn..... pessoas para trocar conhecimento.
Hoje eu gostaria de falar de algumas dessas pessoas. Um grupo de alunos que de tanta afinidade “criaram” uma família. São pessoas de bem com a vida, inteligentes e muito parceiros. Felizmente faço parte desta nova família e o tempo vem mostrando que essa parceria deu certo. São eles: Jéssica B., Lizbeth K., Welliton N., Bruna S., Jéssica Stela, Karise e Pedro Augusto.
Quero deixar registrado aqui que gosto muito de vocês e COEB-Potencial 2008 - EU VÔ!!!

Ah!!! Como mensagem estou postando uma poesia de autoria da nossa grande pequena Jéssica Bertolini. Mew... A Jéssica é uma figura!!! Pequenina no tamanho, mas gigante nos sonhos e na vontade de vencer. O sonho dela? Ser vizinha da JK Rowlling e trabalhar no mesmo hospital do marido dela!!! Kkkkkkk (não disse que o sonho era gigante!!!!)
Quando conhecemos a Jéssica, ela era uma das mais tímidas da sala. Morria de medo de fazer um comentário. Só que ela não imaginava que teria um professor maluco como eu!!! Rsrsrsrs ... De tanto pegar no pé dela, a Jéssica se revelou uma ótima comediante. Até para ler trechos do livro didático ela faz charme...
No amigo secreto da família 2, foi ela quem me pegou, para a minha alegria. E, diga-se de passagem, o gel para fazer topete que eu ganhei dela é muitooo bom...

Vamos à poesia, então?!


SONHOS


O que seria de nós sem sonhos?
Tudo o que precisamos todos os dias quando acordamos é de uma grande inspiração para que o dia torne-se grande, como um sonho. O sonho pode ser quase impossível, mas o “quase” ainda está no lado do concretizado.
Não existem sonhos impossíveis, existem pedras no caminho que devemos saber tirá-las para poder continuar.
Muitas vezes o desanimo bate a nossa porta, querendo nos fazer desistir, mas mesmo que a tristeza venha, que a lágrima escorra, que o cansaço seja grande, você ainda tem que continuar, um sonho não pode ser deixado de lado independentemente de seu tamanho. Mas um sonhador que realmente quer chegar lá, ir até o fim, venha o que vier, aja o que houver. Se olharmos apenas até as montanhas não veremos o que tem além delas, mas se tiveres grandes sonhos olharás além das montanhas, e verás um grande mundo esperando você para ser feliz. Não há tempo de viver em vão. E não pense NUNCA em desistir, tem um mundo que só quer te ver sorrir.

Não chores! Essa nossa vida é feita para aprender,
Sem sonhos as perdas se tornam insuportáveis,
Os erros nos deixarão pequenos,
As pedras do caminho tornam-se montanhas,
Os erros derrubam facilmente,
Os desafios serão invencíveis,
Os fracassos se transformam em golpes fatais,
E o medo domina todos os sentimentos.

Mas se você tiver grandes sonhos...
Seus erros produzirão crescimento,
Seus desafios produzirão oportunidades,
E seus medos produzirão coragem.

Jéssica Bertolini

domingo, 6 de janeiro de 2008

Conto da época da Faculdade...

Em uma daquelas frias aulas do inverno de 2004, o nosso excelentíssimo professor, “tchuco” já de tanta Cátiacha que ele bebia no copinho de café (até hoje acha que a gente não sabia), solicitou que nós escrevêssemos um conto. O professor nos deu apenas uma hora para concluirmos a atividade. A galera do fundão da época (Simoni, Hertha, Marília, Maraíza, Jerry, Mirele e eu) estava sem inspiração. A Maraíza, como sempre, foi a primeira a começar a escrever. Aos poucos todos foram buscando inspiração e começaram a desenvolver seus textos.
Na época eu cursava pós-graduação em História, trabalhava feito louco e ainda fazia curso de inglês aos sábados à tarde, de quinze em quinze dias (quando estava de folga na pós). Pensei num suspense... depois em algo cômico... Bom... escrevi, escrevi e saiu o conto abaixo. Não é uma obra de arte. Particularmente não é um texto bom. Mas fala de pessoas que estudaram comigo, pessoas especiais e achei válido registrar aqui o que eu aprontei no primeiro semestre de Letras.



Vozes do silêncio...

Era uma tarde fria! No vilarejo tudo estava normal e a rotina das pessoas da pequena vila continuava a mesma. Nada de interessante acontecia. Inclusive o assunto nas rodas de conversa era a mesma, e a única coisa que tirava o sossego da pacata população local era a mulher misteriosa da casa de cor laranja.
Logo depois da Capela da cidade, entrando por uma rua com uma porteira quebrada, era possível visualizar uma rua de barro estreita e ao fim uma casa de cor laranja, com um jardim sem flores e o mato crescendo e tomando conta do terreno. Na casa morava uma mulher que ninguém nunca vira, uma mulher misteriosa e que mexia com a imaginação das pessoas.
Simoni, habitante da pacata Botuvinha e envolvida com seu projeto de escrever um livro com os contos populares da sua vila, havia agendado uma entrevista com a tal mulher misteriosa. Aquela que ninguém confiava. Ninguém mesmo, pois inclusive os cachorros evitavam sua casa. Para ajudá-la nessa tarefa árdua, pediu ajuda profissional a um grande amigo. Aguardava ansiosa a chegada do amigo que há tanto não via.
Thiago estava diferente, mais maduro, mais forte e mais charmoso. O tempo não havia afetado em nada seu porte físico, que sempre fora malhado. Thiago já tinha muitas experiências com coleta de memórias e sua organização literária. Mas até então nunca tinha levado tão a sério as histórias e lendas contadas por quem ele entrevistava.
Simoni, como sempre, espevitada! Quando o viu chegar, saiu correndo a seu encontro e como sempre, algo de errado aconteceu: tropeçou numa pedra e caiu. Mas se levantou, ergueu a cabeça e abraçou o amigo.
Com pouco tempo para muita conversa os dois se dirigiram para a casa da “dita cuja”. Thiago não podia imaginar o que o aguardava. Sabia por intermédio de Simoni que era uma mulher misteriosa, que nunca ninguém a vira e só se comunicava com as pessoas através de cartas e e-mails. Todas as suas compras eram feitas pela internet e as entregas na própria residência.
O vento começou a soprar mais forte, as árvores balançavam ao som de um vento que uivava cada vez mais alto. O farfalhar das folhas tornava o ambiente cada vez mais sinistro. Na rua, apenas Simoni e Thiago. Caminhando rumo a casa de cor laranja num clima de filme de terror. Seriam as primeiras pessoas a conversar com aquela que nunca ninguém vira antes.
Simoni havia decidido começar seus relatos pela pessoa que aparentemente menos conhecia a história da cidade, mas que ultimamente mais mexia com a imaginação da população local. Os dois adentraram no terreno pertencente a tal misteriosa. No céu, nuvens negras se encontravam, relampejos iluminavam o final da tarde que rapidamente escurecia.
Thiago bateu a porta. Simoni o fitou com um olhar de desconfiança, talvez medo. Apesar de muito religiosa, para não dizer beata, Simoni morria de medo do sobrenatural. Acreditava que existiam pessoas e espíritos dispostos a fazer o mal. Simoni não entendia como tantas hipóteses e medos rondavam sua mente, enquanto ao mesmo tempo estava ao lado do homem mais corajoso que já conhecera.
A porta se abriu, chegara o momento de conhecer a.........
- Marília!!!! É você???? Gritou Simoni com voz de espanto e alívio.
- O que você está fazendo aqui criatura? Perguntou Thiago.
Sem entender nada, como sempre, Marília, que acabava de comer uma cenoura disse:
- Eu moro aqui gente... – Marília riu.
- Entrem, vamos sentar. Eu nunca poderia imaginar que encontraria vocês. Quando recebi a carta pedindo para ser entrevistada, reconheci a letra da Simoni. Só não esperava que você, Thiago, viria também. Ai, que legal.

E os três passaram o resto da noite conversando e relembrando os velhos tempos de faculdade. As aulas da Jeanete. O ignorante do argentino. Só não entenderam o que Marília fazia ali. Vai ver ela era louca mesmo e a gente achava que era tudo brincadeira dela. Nossa, como o pessoal ria com a Marília. Sempre com seus comentários cômicos em sala de aula, suas sugestões de como trabalhar em sala de aula. E a pobre Simoni, tão empolgada com seu projeto, acabou ficando sem seu livro de contos, pois o mistério da cidade era só a sua velha amiga Marília.

Refletindo com Paulo Freire

Se é possível obter água cavando o chão,
se é possível enfeitar a casa,
se é possível crer desta ou daquela forma,
se é possível nos defendermos do frio ou do calor,
se é possível desviar leitos de rios, fazer barragens,
se é possível mudar o mundo que não fizemos, ou da natureza,
Por que não mudar o mundo que fazemos:
o da cultura, o da história, o da política?
(Paulo Freire, 2000)

sábado, 5 de janeiro de 2008

LIBERDADE!!!

Liberdade, Liberdade...
Mas o que é liberdade?

Para alguns, o simples fato de não ter responsabilidade, é pura liberdade.
Na História muitos lutaram pela liberdade de expressão;
Os escravos queriam se libertar de seus senhores.
E o que dizer sobre todos os mortos em busca da liberdade de escolha de um governante?

Uma das grandes buscas da humanidade acredito seja, a liberdade.
Buscas individuais e até mesmo coletivas.
Mas é nas particularidades que encontramos as divergências e algumas vezes as semelhanças.
Acredito que a fase da vida que mais buscamos liberdades é na juventude.

Quem nunca quis ter coragem suficiente para enfrentar todos os perigos do mundo?
De jogar fora aquele presente horrível e inútil ganho no último aniversário?
De andar pela praia e sentir a brisa do mar em seu rosto?
De mandar todo o mundo para a puta que o pariu, nos dias em que estamos irritados e de mal com a vida?
Sair escondido à noite para passear com a pessoa amada? E o mais engraçado: Você pode sentir-se imensamente livre, estando preso em seus braços.

Para uns a liberdade está no isolamento... (um lugar só meu, onde eu possa fazer e agir como bem quiser)...
Para outros na multidão, sendo ele mesmo um exemplar de alguma “comunidade”, com vontade e estilo próprio (punk´s, funkeiros, feministas, hippies)...

Enfim é algo amplo, com muitas divergências, e que todos estão em contínua busca, mesmo sabendo que nunca o conquistará por completo.


Thiago.

Ho'oponopono


Divino Criador limpa em mim todas as memórias indesejáveis e transforme-as em pura luz. Te amo. Sinto muito. Me perdoe. Sou grato.

DIAS de Faxina....


Dia 3 de janeiro cheguei em casa determinado a organizar minha vida para 2008. Para isso, comecei com uma faxina em meu quarto, que, diga-se de passagem, estava uma barafunda...
Comprei roupas novas... Camisetas, bermudas... Mas tinha um problema: onde guardá-las?!? Comecei a organização pelo guarda-roupa. Retirei de dentro dele todas as camisetas, cerca de 90... Sou compulsivo em comprar camisetas... Provei as que eu não usava há meses, talvez anos. Devo ter eliminado umas 20...
Parti para as bermudas... não tinha muitas... mas algumas já não me serviam mais... E assim foi passando a tarde abafada pelo calor do verão que se iniciou a pouco: eu provando as peças de roupas, dobrando, guardando, passando a frente...
Parti para os livros! Fiz uma relação dos livros que eu possuo e outra dos livros que já li. Arranjei um espaço nas prateleiras do meu guarda-roupa, que parece mais um guarda-papel, pois as roupas disputam lugar com meus materiais de aula. Em ordem alfabética decrescente fui organizando os livros lado a lado. Cansado, fui assistir ao filme que alugara mais cedo: Harry Potter e a Ordem da Fênix. Ótimo filme!É a terceira vez que assisto! Tem que ser bom, não é?!
Acabando o filme vim para o computador, e comecei a elaborar este Blog, que de certa forma foi incentivado pela minha prima Sheyla, de quem gosto muiiiiiiiiito... e que juntos estamos buscando por respostas, buscando por verdades...

No dia 4 acordei mais tarde, o que está virando uma rotina nessas férias. Almocei e voltei para o meu quarto disposto a iniciar uma segunda etapa: organizar meus materiais de aula... O meu maior problema é ser professor de mais de uma matéria. Não que isso seja realmente um problema, mas tem livros de tudo quanto é área, materiais pedagógicos de várias disciplinas, o que resulta num acumulo muito grande de papel e livros. O que acaba sendo difícil, pois jogando um material fora, ou passando a frente, tenho a impressão de que estou dizendo para mim mesmo e para o Universo: “Essa matéria eu não quero mais lecionar!”. Mas algumas certezas eu tenho... Não quero me habilitar em espanhol, sendo assim, selecionei o material que tinha para a professora Vivian, que trabalha comigo. O material de Ciências Sociais, Filosofia, Sociologia e Ética vou dar para a Eliete e para o Edu, que também trabalham comigo. Todos meus amigos...
O mais difícil foi quando cheguei nos livros de História e Inglês. Decidi que não iria me desfazer de nenhum, mas levaria a maioria para meu armário no Colégio.
É importante ressaltar que durante a faxina fui acendendo incensos e mentalizando que todos esses excessos, todas as energias negativas estavam sendo também eliminadas do meu quarto e da minha vida.
Depois de alguns sacos de lixo cheio, encontrei meus cadernos da faculdade, tanto os de História, quanto os de Letras. Difícil me desfazer... Todos eles possuem informações valiosas, que mesmo não os acessando com freqüência, não tenho coragem de jogá-los fora. Guardo-os, para quando eu for lecionar numa Universidade, ter algum parâmetro e jogando fora tenho aquela mesma impressão: “Em Universidade eu não quero lecionar!” Sendo assim, arranquei as folhas em branco e reduzi um pouco o volume. E assim a noite foi chegando, foi passando, e eu atolado em papéis e mais papéis. Porém disposto e colocar tudo em ordem. Joguei Fitas VHS fora, já que não tenho mais vídeo cassete e filmes hoje em dia podemos, mesmo que ilegalmente, baixar através da internet. Deixei as coisas mais ou menos guardadas e fui dormir.


Hoje, depois de almoçar, voltei para o quarto. Estava e ainda estou com muita dor de cabeça. Limpei o quarto com o aspirador de pó com o qual presenteei minha mãe neste Natal, limpei meu ventilador e vim para o computador fazer este post. A faxina ainda não acabou, mas hoje é sábado não é?! Talvez eu continue ainda hoje, quem sabe na segunda...

Bom final de semana a todos...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Feliz 2008...

NÃO TRABALHE TANTO.


CAIA NA BALADA DE VEZ EM QUANDO.


NÃO FIQUE PRESO AO CHÃO.


SONHOS PRECISAM DE LIBERDADE.


NÃO TENHA TANTA CERTEZA.


ARRISQUE E FAÇA O FUTURO.


NÃO SINTA MEDO.


A VIDA PEDE UMA LOUCURA.


NÃO TENHA PREGUIÇA.


VOLTAR AO COMEÇO PODE SER MELHOR.


NÃO DUVIDE DE VOCÊ.


FAÇA UM PÔSTER SEU.


NÃO ESPERE UMA OPORTUNIDADE.


GANHE DE VIRADA.


NÃO FAÇA PROMESSAS DE FINAL DE ANO.


REALIZE SEUS DESEJOS TODOS OS DIAS.


E SEJA FELIZ EM 2008...

COMECE BEM O SEU DIA


Qual é o primeiro pensamento que lhe vem à mente quando você acorda de manhã?

Talvez você acredite que o que você pensa no primeiro instante do seu dia, tem pouca importância, mas não é assim.

O pensamento é uma poderosa ferramenta com a qual você pode obter resultados valiosos na sua jornada diária.

Assim, você pode definir como vai ser o seu dia, logo que abrir os olhos de manhã.

Analise, conosco, se já teve algum desses pensamentos ao despertar:

Eu queria que hoje fosse feriado, para dormir até tarde!

Ah, como eu gostaria de ser milionário para não precisar trabalhar!

Meu Deus! Que vida dura. Não agüento mais ser escravo do relógio!

Ah, como é difícil ter que bater ponto todos os dias...

Ah, se eu descobrisse quem inventou o trabalho...

Um dia eu ainda acabo com esse maldito despertador para sempre!

Se você notou qualquer semelhança, não é mera coincidência não. Esses são pensamentos matinais muito comuns em grande número de pessoas.

Há até aquelas que chegam ao cúmulo de desejar uma doença qualquer que servisse de desculpa para ficar em casa o dia todo, em regiões de clima frio, e curtir uma praia, nas regiões quentes.

Ora, se você saúda o dia com pensamentos dessa natureza, o que espera que o seu dia lhe ofereça?

É importante considerar que a força de um simples pensamento pode alterar a paisagem do seu hoje.

Se, ao acordar, você se lembrasse de agradecer pela nova manhã que Deus lhe concede;

Pela oportunidade de estar ainda no corpo físico, quando muitos partem para o além durante o sono.

Pelo fato de estar empregado, enquanto muitos não conseguem dormir preocupados com uma forma de conseguir um trabalho que lhe permita sustentar a família;

Por estar com saúde, enquanto muitos gemem de dor nos leitos dos hospitais; certamente o seu dia teria um colorido diferente.

Quando o dia consegue vencer a noite e nos saúda pela manhã com novas oportunidades, é hora de elevar o pensamento ao Criador e agradecer, ainda que ligeiramente.

É hora de sintonizar com as esferas mais altas e colocar-se à disposição para uma nova jornada de trabalho útil.

Agindo assim, em vez de criar nuvens escuras com pensamentos pessimistas, você estará clarificando o seu dia e fazendo luz ao seu redor. Cultivando pensamentos saudáveis você espalha uma atmosfera radiante no ar e contagia as pessoas com as quais convive, tornando o seu ambiente mais agradável e mais harmônico.

***

Ao despertar para mais um dia de experiências na terra, eleve o pensamento aos céus através da oração.

Alcance, pelo pensamento, as altas paragens onde reina a harmonia... E já não ouvirá os sons estridentes da Terra, mas as melodias suaves dos Anjos, dos Arcanjos, dos Serafins, que são mais delicadas que as brisas da manhã quando brincam na folhagem dos bosques...

Eleve a alma ao Criador e sinta o perfume das flores celestes cultivadas nos mundos sublimes, antes de iniciar o seu dia...

Busque a paz interior e, só então, levante-se para ter um bom dia...