quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Falando em Gabriel Garcia Marques...


Falando em Gabriel Garcia Marques, fui assistir ao filme "O amor nos tempos do Cólera". O roteiro é baseado no livro de mesmo título do filme escrito por Marques. A história é muito boa, porém considero o filme um desperdício. O filme já começa pecando na língua em que foi gravado. Tendo em vista que a história se passa na Colômbia, que o autor do livro seja colombiano, que muitos atores são latinos, e que as belíssimas músicas são da também colombiana Shakira, nada mais correto do que filmar em espanhol. Porém, não foi isso que aconteceu. A língua escolhida foi o inglês. Nada contra a língua, porém, o filme teria muito mais vida se fosse em espanhol.
Outro fator falho foi a escalação dos atores. O filme é um exemplo da Globalização. A história é colombiana, o diretor inglês, a atriz principal italiana, o ator principal é latino, tem coadjuvantes brasileiros como a magnífica Fernanda Montenegro e sua excelente atuação (mesmo que o roteiro não tenha colaborado com sua personagem) e todos falam inglês. Outro fator que me decepcionou foi a maquiagem. A mesma atriz viveu a personagem dos seus 19 anos até os 70 ou 80 anos e as mudanças foram mínimas e insignificante. O filme chega a ser trash! A atriz não consegue convencer. Ela tentou... sua atuação foi boa... mas a sua maquiagem para representá-la mais velha definitivamente não.

Outra falha grotesca foi com relação a edição. Num momento o ator está com bigode, pois é uma marca do seu envelhecimento, de repente aparece uma cena dele sem o bigode, a cena fica perdida no filme pois, em seguida, ele aparece nas cenas novamente com seu bigode.

Além de tudo é um filme cansativo, mas eu fui o mais paciente possível... Até porque o diretor de "O amor nos tempos do Cólera" é o mesmo de Harry Potter e o Cálice de Fogo, que é muito bom!

Nenhum comentário: