quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Refletindo...


"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se." Gabriel Garcia Marques


Essa frase realmente representa um dos meus aprendizados aqui nessa vida, nessa missão... Observando alguns eventos de minha vida, relembro de momentos em que pessoas que com medo de perder sua posição de status, seus cargos, medo de serem inferiorizados, me pisaram, puxaram meu tapete e com a maior cara lavada agiram como se não estivesse prejudicando ninguém, como se o que estavam fazendo não era um injustiça, um ato de covardia e medo. Medo por eu estar me sobressaindo e sem o intuito algum de tomar seus lugares. Estava sim conquistando o meu espaço de uma maneira justa e coerente, mostrando o meu trabalho com competência. Conheci pessoas que me mostraram o lado cruel do ser humano e por pior e mais inaceitável que seja, eu aprendi com essas experiências. Devemos sim ter o pé atrás com as pessoas. Devemos sim ter cuidado em quem confiar. Aprendi que as vezes é melhor não cacarejar, assim ninguém sabe que você "pôs" um ovo... um ovo de ouro...

Infelizmente a realidade é essa. O ser humano possui sentimentos. Medo é um sentimento fortíssimo que nos proporciona segurança, pois assim evitamos o que pode nos fazer mal e o que representa perigou ou risco para a nossa vida. Porém muitas pessoas fazem coisas terríveis por sentirem medo! A busca pelo poder, por exemplo, se resume a uma garantia de que nunca se estará por baixo. Dominando e manipulando as pessoas e as coisas, muitas pessoas escondem seus medos e suas angústias. Existem pessoas que não gostam de saber que as outras estão bem, e que estão felizes. E ao invés de irem buscar pela sua felicidade, almejam aquela felicidade em específo. "Eu quero aquilo que o "fulano" têm. Eu quero aquela felicidade."

Aprendi que as pessoas não são aquilo que possuem, mas o caráter, as atitudes, as emoções e principalmente: a maneira como conquistam as coisas.

Portanto, ninguém tem o direito de humilhar alguém pelo não ter, pelo não estar na moda, por não freqüentar aquele grupo social, por não compartilhar das mesmas idéias, por não ser da mesma cor, da mesma etnia... Ninguém tem o direito de olhar o outro de cima para baixo e "torcer o nariz", ignorar ou humilhar.

As pessoas são diferentes. Experimentamos diversas vivências ao decorrer das encarnações. Portanto, se estamos aqui é por algum propósito e se ainda não ganhamos na Mega-Sena é porque antes de encarnarmos preferimos assim. Sendo assim, respeite seu próximo. Ajude-o no que ele precisar. Compreenda suas limitações, sua maneira de ser. Colabore para que ele seja uma pessoa melhor.


Um abraço.

Nenhum comentário: